Páginas

baner

terça-feira, 6 de junho de 2017

Juazeiro do Piauí esta entre os 60 municípios contemplados com lançamento cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí.

Reunião com secretario da Seduc, Segov, Fapepi e Uespi
A Universidade Aberta do Piauí – UAPI, criada através de decreto no final de 2016, vai iniciar as atividades ainda neste mês de junho com o lançamento do edital do processo seletivo no próximo dia 14. O certame vai oferecer 3 mil vagas para curso superior em Administração na modalidade a distância para 60 municípios piauienses.
O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias em reunião realizada nesta terça-feira, 6, no Palácio de Karnak com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, do pro-reitor de Planejamento da UESPI prof. Dr Paulo Henrique Pinheiro, do diretor geral do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UESPI prof. Dr Arnaldo Brito, do secretário de Governo Merlong Solano, da secretária estadual de Educação Rejane Dias, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI Francisco Guedes, do superintendente de Ensino Superior da Seduc Ellen Gera e do coordenador do Programa de Educação por meio de Mediação Tecnológica Mário Ângelo.





A UESPI, através do NEAD é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da UAPI e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí-FAPEPI.
Durante a reunião o prof. Arnaldo Brito informou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – Capes já autorizou o funcionamento dos polos da UAPI e assinou, juntamente com a UESPI, o termo de cooperação técnica que viabiliza a abertura das novas turmas. “Toda a parte pedagógica e também no que diz respeito a Capes já estão viabilizados e autorizados em Brasília”, explicou Arnaldo.
Os recursos para o financiamento da UAPI já estão garantidos e serão provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Serão destinados 26 milhões de reais nos quatro primeiros anos, destes, 1,6 milhão serão repassados à UESPI.
Durante a reunião o governador Wellington Dias aprovou a proposta de cronograma apresentada pelo NEAD/UESPI que prevê o lançamento do edital para o dia 14 de junho, realização das provas no dia 06 de agosto e resultado final no dia 30 de agosto, com início das aulas para o mês de setembro.
Ao final o governador elogiou o trabalho desenvolvido pela UESPI para tornar possível as ações da UAPI e anunciou que no ano de 2018 haverá nova ampliação da Educação a distância no Piauí com a abertura de mais 90 polos.
Formação superior
Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.
“A Uespi cuida das questões acadêmicas, como a regularização de matrículas; a Fapepi do pagamento de professores; e a Seduc é responsável por toda a estrutura tecnológica. O Governo do Estado está reunindo toda a expertise na educação e no desenvolvimento científico, acreditando muito nesse projeto”, comemora o reitor Nouga Cardoso.
De acordo com o diretor do Núcleo de Educação a Distância (EaD) do Piauí, Arnaldo Brito, a EaD está presente em 40 municípios piauienses. “Vamos mais que dobrar, chegando a 100 municípios este ano e no início de 2018 uma ampliação ainda maior. Com isso, nós vamos atender praticamente a todas as regiões do Piauí, de Norte a Sul, levando uma educação de qualidade, conforme avaliação da própria Capes”, frisa o diretor.


























Municípios beneficiados

Cajueiro da Praia; Cocal dos Alves; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina - zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo;  Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; 
Currais; Palmeira do Piauí.





EDIÇÃO: J.UCHÔA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI